O que é o Colesterol? - Factores de risco



:. Acima dos 40 anos todos devemos medir os níveis de colesterol - fale com o seu médico. .:



O QUE É?

De modo abreviado, podemos dizer que o colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente no organismo, e fundamental para o seu bom. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários Hormonas, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

 

Por que é importante estar informado?
Quando em excesso, o colesterol pode depositar-se nas paredes das artérias - vasos que levam o sangue para os órgãos e tecidos -  dando origem à tão conhecida arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e enfarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (avc, derrame). Do exposto anteriormente se conclui  que  o colesterol alto é um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

ORIGEM

Pode ter origem exógena e endógena.

Exógena: proveniente da dieta alimentar de origem animal. O remanescente é levado para o fígado.

Endógena: sintetizado pelo próprio organismo.

A síntese ocorre principalmente no fígado, mas ocorre também no córtex da adrenal e nos tecidos reprodutores. Cerca de 75% do colesterol presente no organismo é de proveniência endógena.

FUNÇÂO

- Construir e manter as membranas celulares; regular a fluidez em diversas faixas de temperatura.

- Fabricação da Bílis: é através dos ácidos biliares que o colesterol pode ser excretado. É convertido a ácido biliar por ser mais hidrofóbico, o que facilita sua excreção. Os ácidos biliares são segregados no duodeno, são agentes emulsionantes que ajudam na absorção de lipídeos e de vitaminas liposolúveis.

- Importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis A,D,E e K:

-Síntese de hormonas esteróides: é o precursor de todas as classes de hormonas esteróides; glicocorticóides(cortisol), mineralocorticóides(aldosterona) e hormônios sexuais. Os glicocorticóides e os mineralocorticóides são produzidos pelo córtex da adrenal e as hormonas sexuais pelas gônadas de ambos os sexos e na placenta.

 

O BOM E O MAU COLESTEROL
Embora o colesterol seja fundamental ao organismo humano, existe, porém, um problema grave quando este é muito elevado. É que, tal como outras gorduras, ele não se dissolve no sangue e tem de ser transportado pelas lipoproteínas.

Há dois tipos de lipoproteínas: as de alta densidade (HDL) e as de baixa densidade (LDL). As primeiras afastam o colesterol das artérias e enviam-no para o fígado, onde é eliminado do organismo este é o chamado 'bom colesterol', as segundas entopem-nas, contribuindo para o aparecimento de placas de gordura, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares o 'mau colesterol'.


É por isso que actualmente a maioria dos cardiologistas manda analisar não apenas os valores totais de colesterol mas a relação entre os níveis de HDL e de LDL. O importante é baixar os níveis do 'mau colesterol'.
Nas sociedades industrializadas modernas, com a alimentação cada vez mais processada, os problemas de saúde associados ao colesterol tendem naturalmente a aumentar. Mas não é assim tão difícil mantê-lo à distância. Planeie uma estratégia de combate e derrote o monstro.

Tratamento e controlo
Para começar, reduza o consumo de produtos animais. Carne, gema de ovo, lacticínios, vísceras, “comida de plástico” e marisco são os alimentos com mais colesterol. Depois, aumente a ingestão de alimentos de origem vegetal, como cereais integrais e vegetais. Pequenas quantidades de peixe e azeite também ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom e a baixar os níveis do mau.

No total da dieta, as gorduras não deverão ultrapassar 30% a 45% da dose diária de calorias. Substitua algumas gorduras saturadas (toucinho, óleos alimentares hidrogenados, lacticínios gordos e gelados) por gorduras insaturadas (azeite, abacate). As primeiras deverão representar menos de 7% do total de calorias ingeridas diariamente. Além de melhorar a alimentação, reduzir o excesso de peso e fazer exercício físico regular são factores que ajudam a manter o colesterol baixo.

FACTOS E NÚMEROS
Cerca de 60% dos portugueses a partir dos 18 anos apresentam níveis de colesterol elevados. Nas mulheres, a menopausa costuma gerar um aumento dos níveis do mau colesterol. Factores hereditários podem, igualmente, justificar algum mau colesterol.

Valores normais de colesterol devem situar-se abaixo de 190 mg por decilitro de sangue, segundo directivas da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. Acima de 240 mg/dl o risco de contrair doenças cardiovasculares é bastante elevado.
O tabagismo, o sedentarismo, uma alimentação rica em gorduras animais e a ausência de actividade física potenciam o aumento dos valores do mau colesterol.
Apesar de tanto pessoas magras como gordinhas poderem ter níveis elevados de colesterol, o excesso de peso tende a provocar o aumento do mau colesterol. Há vários medicamentos capazes de baixar os níveis do colesterol, mas adoptar um estilo de vida mais saudável é sempre a melhor opção.

 

Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?

 

                                   Médio             No limite                    Excesso

Colesterol total          <200 mg/dl      200-239 mg/dl             >240 mg/dl

LDL-C  - (Mau)         <130 mg/dl      130-159 mg/dl             >160 mg/dl

 

                                   Óptimo           Normal                       Risco

HDL-C: - (Bom)

     Homem                 55 mg/dl          35-54 mg/dl                 <35 mg/dl

     Mulher                  65 mg/dl         45-64 mg/dl                <35 mg/dl

Autor: Luis Filipe
Data: 2011-08-14


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL