Antonio Giacomo Stradivari (Cremona, 1644 - Cremona, 18 dezembro de 1737) foi um violeiro ou mas especificamente, um artesão profissional especializado na construção e reparação de instrumentos de cordas beliscadas com caixa de ressonância. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, guitarras, arpas, etc. Stradivari é considerado um dos mais importantes na sua área. O seu nome latinizado, Stradivarius, bem como o seu nome coloquial, "Strad", são usados frequentemente para mencionar os seus instrumentos. A Hills Violin Shop estima que Stradivari produziu 1.116 instrumentos, dos quais 960 foram violinos. É ainda estimado que por volta de 650 desses instrumentos ainda existem, incluindo 450 a 512 violinos.
Os instrumentos Stradivarius são considerados estando entre os melhores instrumentos de cordas alguma vez criados, com preços elevados e ainda tocados por profissionais hoje em dia.
Apenas um outro artesão, Giuseppe Guarneri del Gesù, detém um respeito similar entre os violinistas. Contudo, nem teste cegos, em nem testes acústicos demonstraram que os seus instrumentos são melhores que outros de alta qualidade.
A moda, em música, como em outras áreas, tem mudado ao longo dos séculos, e a supremacia dos instrumentos Stradivarius só foi aceite muito tardiamente. No passado, instrumentos produzidos por Nicóla Amati e Jacob Stainer eram preferidos pela sua suavidade subtil dos tons.