A história divide-se em época, períodos ou idades. Essa subdivisão tornou-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível e de mais fácil compreensão. Assim, há tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos, tornando-se tarefa difícil definirem um padrão único ou consensual. É comum encontrar uma disparidade grande entre os textos publicados. A tabela seguinte, é por isso, resultado de uma corrente, e não mais que isso.
Pré-História (… até 4000, 3000, 2000 a.C. – conforme a região do planeta) *
- Idade da Pedra
- Paleolítico
- Mesolítico
- Neolítico (10 000 a.c até 5 000 a.c) *
- Idade dos Metais (5 000a.c até 3 000 a.c) *
- Idade do Cobre
- Idade do Bronze
- Idade do Ferro
Idade Antiga (da invenção da escrita, por volta de (4000, 3000, 2000 a.C. – conforme a região do planeta, até a queda do Império Romano do Ocidente - 476 d.C. - séc. V) *
- Antiguidade Oriental
- Antiguidade clássica
- Antiguidade tardia
Idade Média – época medieval (período da história da Europa entre os séculos V e XV.)
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
- Alta Idade Média
- Baixa Idade Média
- Idade Média Plena
- Idade Média Tardia
Idade Moderna (Séc. XVI – Séc. XVIII)
Idade Contemporânea (Séc. XIX …)
- * Nota: Os períodos da história variam de região para região. Como se compreende, por exemplo, desenvolvimento da escrita não foi ao mesmo tempo em todo o planeta.