A palavra Halloween é uma contração de “All Hallows Evening” (noite de todos os santos). Também conhecida pelo dias das bruxas ( em Países de língua oprtuguesa) o Halloween ou All Hallow Eve é, um evento tradicional e cultural comemorado em todo o mundo na noite de 31 de outubro (véspera de Dia de Todos os Santos. Estas representações, hoje muito diferentes, tem origens no cristianismo, bem como, em festivais alusivas ao tempo das colheitas e festivais em honra dos mortos no tempo dos Celtas e Druidas.
O Halloween que é celebrado hoje, tem pouco a ver com as suas origens: restando apenas a alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces" e muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros.
Como atividades típicas Halloween podemos citar: o Trick-or-treat (doce ou travessura ou gostosuras ou travessuras em português), em que crianças vão de casa em casa fazendo a pergunta gostosuras ou travessuras?. Se a pessoa a que é feita a pergunta disser “gostusuras” deve dar doces às crianças, se pelo contrário, disser “travessuras”, as crianças fazem todo o tipo de travessuras a essas pessoas; Festas de mascaras; Iluminar abóboras; participar em brincadeiras e histórias assustadoras, assistir a filmes de terror, etc.