Shale gas, Gás de xisto, Gás não convencional



:. Shale gas (Gás de xisto, Gás não convencional) é um gás natural que é encontrado preso entre camadas de xisto. O gás de xisto tornou-se um importante recurso de gás natural nos Estados Unidos desde o início do século mas o interesse neste recurso espalhou .:



Shale gas (Gás de xisto, Gás não convencional) é um gás natural que é encontrado preso entre camadas de xisto. O gás de xisto tornou-se um importante recurso de gás natural nos Estados Unidos desde o início do século mas o interesse neste recurso espalhou-se pelo resto do mundo. No ano 2000 o gás de xisto representava somente 1% da produção de gás natural; em 2010 representa mais de 20%, e a previsão para 2035, segundo as autoridades Norte Americanas, é de 40%.    

Muitos analistas prevêem que o Shale gas irá aumentar grandemente o fornecimento de energia por todo o mundo. A China, segundo as previsões, deve ter as maiores reservas deste recurso do mundo. Um estudo elaborado pelo Baker Institute of Public Policy na Rice University, concluiu que o aumento de produção de gás de xisto no Estados Unidos e Canada pode ajudar a prevenir que a Rússia e os países do golfo pérsico aumentem muitos os preços do gás que exportam para os países Europeus.

A administração Obama acredita que o aumento da exploração de gás de xisto vai ajudar a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa(em 2012 as emissões de dióxido de carbono nos Estados Unidos caíram para mínimos de há 20 manos ). Alguns estudos, no entanto, alegam que a extracção e o uso do gás de xisto aumenta a emissão de gases de estufa mais do que o gás convencional.   

Estudos recentes apontam as elevadas taxas de declínio em alguns poços de gás de xisto como uma indicação de que a produção de gás de xisto pode vir a ser muito menor do que o atualmente projectado.

Artigos relacionados:

Evolução da produção de Petróleo no mundo



Autor: Luís Filipe
Data: 2013-05-10


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL