O que é a Gorongosa?



:. Parque Nacional da Gorongosa está situado no extremo sul do Grande Vale do Rift Africano, no coração de Moçambique. Com mais de 4.000 km quadrados o parque inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. .:



Gorongosa é uma cidade no distrito de Gorongosa em Moçambique, situado na principal estrada norte-sul do país (EN1). O Parque Nacional da Gorongosa está a poucos quilômetros a leste da cidade.

O Parque Nacional da Gorongosa está situado no extremo sul do Grande Vale do Rift Africano(*), bem no centro do coração de Moçambique. Com mais de 4.000 km quadrados o  parque inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. Os rios que nascem no vizinho Monte Gorongosa, que atinge os 1863 metros de altura, irrigam a planície.

Enchentes sazonais e o alagamento do vale, composto por um mosaico de diferentes tipos de solo, permitem uma variedade de ecossistemas distintos. Relvados são pontilhadas com manchas de acácias, savana, floresta seca sobre areias e, sazonalmente, charcos  e montículos erigidos pelas térmitas. Os planaltos contêm florestas de miombo e de montanha e uma floresta tropical espetacular na base de uma série de desfiladeiros de calcário.

Esta combinação de características únicas contribuiu para a existência de uma das mais densas populações de vida selvagem de toda a África, incluindo carnívoros carismáticos, herbívoros e mais de 500 espécies de aves. Mas um grande número de mamíferos foram reduzidos em até 95% e os ecossistemas sofreram durante longo conflito em Moçambique no final do século 20.

Fundação / Gorongosa Restoration Project Carr, uma organização Americana sem fins lucrativos, estabeleceu parcerias com o Governo de Moçambique para proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e desenvolver uma indústria de ecoturismo para beneficiar as comunidades locais.

*) Vale do Rift é um complexo de falhas tectónicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas africana e arábica. Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de 5000 km, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30 e 100 km e, em profundidade de algumas centenas a milhares de metros.

web site do parque

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-04-30