Aqui ficam alguns conselhos e dicas para o ajudar a concorrer a um mestrado executivo (MBA).
1 O exame (GMAT)
É importante preparar-se para o "General Management Admission" (GMAT) e tirar uma boa nota se quiser entrar em qualquer escola do mundo.
2 Desempenho na entrevista
A entrevista é uma parte importante no processo de acesso. Um bom desempenho será uma grande mais-valia para ser escolhido.
3 Fluência em inglês
Mesmo em Portugal alguns MBA já têm aulas em inglês. Falar fluentemente esta língua tornou-se uma condição "sine qua non".
4 Experiência profissional
A experiência profissional e as empresas por onde passou também contam. As escolas procuram alunos com experiências diversas.
5 Experiência internacional
Os MBA valorizam alunos que já trabalharam ou tiveram contacto com outros países, ou mesmo que lá estiveram a estudar ou em turismo.
6 Cultura geral
É importante a cultura geral e o interesse por cultura, história, etc. Valoriza pessoalmente o candidato.
7 Inteligência emocional
Já não chega ter competências técnicas. A inteligência emocional é fundamental para fazer um bom líder e, por isso, muito valorizada.
8 "Soft skills"
São trabalhadas nas escolas, mas também têm uma parte que é inata. Saber liderar, negociar, gerir conflitos, etc. são qualidades essenciais a qualquer gestor moderno.
9 Capacidade empreendedora
É importante na hora de escolher os alunos de MBA o que é que a pessoa já fez na vida, o que já criou ou inventou na universidade, na empresa onde esteve, etc.
10 Capacidade analítica
Tem a ver com a capacidade de interpretar e separar a informação útil num mundo sobrecarregado de informação. É medida nos exames.