OMC, WTO - o que significa a sigla?



:. A sigla OMC (WTO em inglês) é abreviatura de Organização Mundial do Comércio que é uma organização internacional que estabelece e trata das regras do comércio internacional. .:



A sigla OMC (WTO em inglês) é abreviatura de Organização Mundial do Comércio  que é uma organização internacional que estabelece e trata  das regras do comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization (WTO) e conta com 157 membros à data de Agosto de 2012

 

A OMC começa a ser estudada depois da Segunda Guerra Mundial a partir dos preceitos estabelecidos pela Organização Internacional do Comércio (OIC), consolidados na Carta de Havana levando à sua criação efetiva  após as negociações da Rodada do Uruguai em 1993.

 

A OMC entrou em funcionamento em 1 de janeiro de 1995. Em 23 de julho de 2008, Cabo Verde tornou-se membro.. Em 16 de dezembro de 2011, a Rússia tornou-se membro.

 

Funções da organização:

  • Gerir os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio;
  • Servir de fórum para comércio nacional (firmar acordos internacionais)
  • Supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).
  • Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC.
  • Além disso, a cada dois anos a OMC deve realizar pelo menos uma Conferência Ministerial.

 

Existe um Conselho Geral que implementa as decisões alcançadas na Conferência e é responsável pela administração diária. A Conferência Ministerial escolhe um diretor geral com o mandato de quatro anos. Atualmente o Diretor geral é Pascal Lamy, que tomou posse em 8 de março de 2008.

 

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-04-02


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL