Recuamos até junho de 1976, quando um decreto-lei mandou criar a EDP, através da fusão de 13 empresas nacionalizadas um ano antes. José Manuel Mendes, que trabalha na empresa há 50 anos, e os antigos trabalhadores Francisco Sánchez, José Matos e Luís Lucena Ferreira, já reformados, lembram como nasceu a EDP. Este é o primeiro artigo de uma série que o Expresso publicará nos próximos dias, sobre a história do grupo