Madame Tussauds é um museu de figuras de cera em Londres com filiais nas maiores cidades do mundo. Fundado pela escultora de cera, Madame Tussaud, contém a maior coleção de figuras de cera e tornou-se uma das maiores atrações de Londres.
Madame Tussaud nasceu em 1761 em Estrasburgo, França, com o nome de Maria Grosholtz. A sua Mãe(Anne-Marie Walder) trabalhava como governanta do Dr. Philippe Curtis(1741–1794) em Berna, Suiça, que foi um médico e especialista em modelagem em cera. O Dr. Curtis, que Maria Grosholtz chamaria seu tio, ensinou-lhe a arte de modelar a cera. Maria mostrou grande talento com a técnica e começou a trabalhar para Curtis. Tussaud criou a sua primeira escultura, de Voltaire, em 1777. Outras figuras de famosos que moldou incluem Jean-Jaques Rousseau e Benjamin Franklin. Durante a Revolução Francesa ela esculpiu muitas figuras de vítimas proeminentes. Depois da morte do Dr. Curtis, em 1794, ela herdou a sua vasta coleção de modelos de cera.
Quando se casou, em 1795, com Francois Tussaud adquiriu o nome de Madame tussaud. Em 1802 aceitou um convite de Paul Philidor para exibir a sua coleção no Lyceum Theatre e mudou-se para Londres. Como resultado das Guerras Napoleónicas, não foi possível voltar à França, pelo que viajou pela graã Bretanha e Irlanda exibindo a sua coleção.
Desde 1831 arrendou um primeiro andar em Backer Street Bazaar, em Backer Street. Este lugar tornou-se a sua casa permanente em 1836. Uma das suas grandes atrações do seu museu era o quarto dos horrores.
Em 1835 instalou-se em Backer Street, Londres, e abriu o museu. Uma parte dos artigos expostos incluem vítimas da Revolução Francesa e figuras de assassinos e vítimas recém-criados.
Em 1883 o espaço restrito em Barckey Street e o elevado preço de custo do sítio, levaram o seu neto(Joseth Randall) a transferir o museu para a sua atual localização em Marylebone Road. As novas galerias abriram em 1884.