James Tobin (1918-2002) foi um economista norte-americano, nascido em Champaign, Illinois. Foi Prémio Nobel da economia em 1981, devido a estudos sobre «análise dos mercados financeiros e as suas relações com as decisões de despesa, emprego, produção e preços». Como assessor económico do Presidente J.F.Kennedy, foi o mentor da redução de impostos que conduziu ao crescimento económico dos anos 60 nos EUA.
Na década de 1960 foi um dos maiores críticos do monetarismo, defendido por Milton Friedman na Universidade de Chicago. Tobin era um grande defensor da intervenção governamental na economia dos estados nacionais.
O seu nome tornou-se mediático, quando os movimentos antiglobalização começaram a defender a aplicação da taxa com o seu nome como forma de controlo dos fluxos financeiros internacionais de natureza especulativa, sendo as suas receitas usadas para ajudar países carenciados.
Na década de 1980 combateu o "reganismo", avisando que as políticas monetaristas, fortemente inspiradas em Friedman,e adotadas pelo governo Reagan: "distribuiriam a riqueza, o poder e a oportunidade para os que já eram ricos e poderosos, e para seus herdeiros".
Licenciado em economia em 1939, o mestrado em 1940 e o doutoramento em 1947 tudo na Universidade de harvard, no entanto, foi na Universidade de Yale que veio a desenvolver a sua carreira. O seu trabalho inclui 3 volumes de Essays in Economics(1971-82) e The new Economics, One Decade Older(1974)