A economia colaborativa (sharing economy em inglês) é um conceito (sistema económico) que pode trazer inúmeros benefícios às populações, possibilitando, por exemplo, que qualquer pessoa possa disponibilizar o seu apartamento, o seu carro, as suas competências ou o seu tempo, de forma a conseguir um rendimento extra, o que é importante numa altura de tantas dificuldades financeiras.
Segundo Guillermo Beltrà, responsável da Organização Europeia de Consumidores:
"A economia colaborativa está a mudar a maneira como os consumidores adquirem os produtos ou serviços
No entanto, a economia colaborativa é uma questão que as políticas de proteção do consumidor têm de passar a contemplar a nível nacional e europeu. Os consumidores têm de dispor de garantias para poder confiar neste conceito.
O desafio mais imediato a nível político é tentar compreender como é que as leis atuais se enquadram ou não neste contexto de atividades compartilhadas.
É algo que ainda não é muito claro. Se se apurar que as legislações existentes não oferecem uma proteção adequada, é necessário agir rapidamente no sentido de garantir a proteção dos consumidores que utilizem este sistema de economia colaborativa."
A Comissão Europeia irá emitir orientações aos Estados-Membros no início de março sobre a forma de regular as companhias emergentes como Uber que tem levantado algumas preocupações no setor dos taxis.
Pode ler mais em AQUI