Mosteiro de Santa Maria de Cárquere



:. Mosteiro de Santa Maria de Cárquere é um mosteiro situado na encosta norte do maciço da serra de Montemuro, freguesia de Cárquere, concelho de Resende distrito de Viseu .:




Mosteiro de Santa Maria de Cárquere
é um mosteiro situado na encosta norte do maciço da serra de Montemuro, freguesia de Cárquere, concelho de Resende, distrito de Viseu, também conhecido por Igreja paroquial de Cárquere, Igreja de Santa Maria de Cárquere ou Santuário de Nossa Senhora de Cárquere. Estamos a falar de um mosteiro de cónegos da ordem de Santo Agostinho, edificado no sec XII - mais tarde ocupado por jesuítas-, formado por uma igreja de base românica, posteriormente restaurada no gótico e no período manuelino, e  por uma zona conventual construído em volta de um claustro.


Mosteiro de Santa Maria de CárquereDa construção românica do complexo monástico de Cárquere, apenas resta hoje, além da torre, a fresta da capela funerária dos Resendes(Duques de Resende).

A Cárquere liga-se o poder senhorial dos duques de resende(Resendes), cruzando-se aqui a história com a lenda, que atribui a fundação do mosteiro a Egas Moniz, aio do pequeno infante Afonso Henriques, depois do milagre da cura das pernas do infante pela intercessão da Virgem Maria, no entanto, constituiu mais tarde o panteão da poderosa família dos Resendes, até à sua dispersão, nos finais do século XV.

A fresta do Panteão dos Resendes apresenta, no seu interior, uma ornamentação geométrica, no exterior, motivos ornamentais chamados de beak-heads(Cabeças de seres humanos ou animais, estilizados e esculpidos, com forma triangular terminando num bico,  em arcos de portas, geralmente em igrejas românicas).

Da época medieval são ainda as imagens das virgens de Cárquere e do leite. A primeira tem suscitado muita curiosidade pelas suas dimensões e por ter sido encontrada, segunda a lenda, num local ermo próximo do local onde se fundaria o mosteiro.

 Nossa Senhora de Cárquere - ao centroA estrutura da igreja mistura vários estilos: a abóbada nervurada e a janela da capela-mor são do estilo gótico, sendo a arranjo dos portais principal e lateral norte do estilo manuelino. As pinturas dos murais da nave são do período manuelino e representam Santo António e Santa Luzia e um conjunto de anjos esvoaçantes.  

Autor: Isabel Maria
Data: 2016-01-27


Artigos Relacionados
Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL