O IDH é um índice que mede e compara o grau de “desenvolvimento humano” num país. Este índice permite a classificação dos países em desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Esta classificação leva em conta a expectativa de vida ao nascer, educação(taxa de alfabetização) e PIB per capita(como um indicador do padrão de vida).
O índice IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades como estados, cidades, aldeias, etc.
Este padrão foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e tem sido usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual.
No relatório de 2014 a Noruega ocupava o 1º lugar e Portugal o 41º.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2014
Em 2015 Portugal continua entre os 50 países do mundo com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mantendo a 43ª posição no ranking de 2015 divulgado pela Organização das Nações Unidas. Desde 1990, altura em que o índice começou a ser monitorizado, os anos de escolaridade no país subiram de 11.7 para 16.3, e a esperança média de vida aumentou de 74 para 80 anos no país.