Como procurar emprego? As 5 melhores formas de arranjar um emprego.



:. A somar às muitas páginas já escritas sobre a melhor forma de arranjar emprego, aqui ficam mais ideias e que, e à primeira vista, parecem muito lógicas e inteligentes. Ideias são desenvolvidas por Richard Bolles (escritor e guru da gestão de carreiras) .:



A somar às muitas páginas já escritas sobre a melhor forma de arranjar emprego, aqui ficam mais ideias e que, e à primeira vista, parecem muito lógicas e inteligentes.

Estas ideias são desenvolvidas por Richard Bolles (escritor e guru da gestão de carreiras), no seu bestseller "De que cor é o seu pára-quedas?" onde nos descreve as cinco melhores formas de procurar emprego, indicando a percentagem de pessoas que conseguem um emprego ao utilizar cada um dos métodos, a saber:

1. Pedir informações sobre empregos a pessoas próximas (33%)

Por vezes, enviamos currículos para tudo quanto é sítio e esquecemo-nos de fazer a seguinte pergunta a familiares, amigos, vizinhos, membros da comunidade e outras pessoas da nossa rede de contactos: sabe de algum emprego no seu local de trabalho ou noutra empresa qualquer?

2. Bater à porta de uma empresa que interesse (47%)

A empresa pode não ter uma vaga disponível para nos oferecer mas temos de admitir que uma apresentação pessoal valerá mais do que um currículo enviado por correio.

3. Recorrer às Páginas Amarelas para identificar potenciais empregadores (69%)

Identificar empresas onde o nosso contributo poderá ser uma mais-valia e realizar um telefonema ou visita para saber se estão a contratar pessoal será certamente um método eficaz do que enviar currículos de forma indiscriminada.

4. Formar uma espécie de "clube de emprego" (84%)

Reunir com outras pessoas que procuram emprego para em conjunto colocarem em marcha o método anterior.

5. Utilizar o método John Crystal (86%)

Desencadear um processo de autoconhecimento, baseado no sistema Planeamento Vida/Trabalho (Life/Work Planning), desenvolvido pelo falecido especialista em carreiras John Crystal, que responda a três grandes perguntas:

1- Quais são as competências que possuímos e nos podem auxiliar na carreira que escolhemos?

 2- Onde queremos aplicar as competências, crescer e realizar o trabalho de forma eficaz? 

 3- Como chegar onde queremos ir?

Tudo isto antes de iniciar a procura activa de emprego.

 

O autor desta obra de referência mundial na área da procurar de emprego e mudança de carreira apresenta ainda as piores formas de encontrar emprego, também com base em resultados estatísticos. São elas:

  1. Procurar de emprego na internet; 
  2. Envio aleatório de currículos para empresas; 
  3. Resposta a anúncios em publicações especializadas numa dada área; 
  4. Resposta a anúncios em jornais locais;
  5. Recurso a agências de emprego.  

Autor: Luís Filipe
Data: 2012-11-23


Artigos Relacionados
Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL