Quem foi Carlos Paredes?



:. Carlos Paredes é natural de Coimbra, onde nasceu em 16 de fevereiro de 1925, tornou-se num dos grandes guitarristas Portugueses de sempre. .:



Carlos Paredes é natural de Coimbra, onde nasceu em 16 de fevereiro de 1925, tornou-se num dos grandes guitarristas Portugueses de sempre. Seguidor apaixonado de uma tradição familiar ligada à guitarra Portuguesa (tanto o avô, Gonçalo Paredes, como o pai, Artur Paredes, foram exímios executantes, e particularmente o último, também compositor), Carlos Paredes tornou-se conhecido do grande público a partir da década de 60, inovando o que alguns chamam o “estilo de Coimbra”.

Percorrendo um caminho de grande rigor, alheio a vedetismos, impôs-se naturalmente como um virtuoso da guitarra, que nas suas mãos adquiriu novas sonoridades e conquistou um grande prestígio. Ao mesmo tempo, afirmou-se como um criador de enormes recursos, dando a sua colaboração a vários filmes e peças de teatro. Inúmeros registos discográficos testemunham largamente o seu enorme contributo para o aperfeiçoamento da guitarra e da música portuguesa.

Carlos Paredes morreu em Lisboa em 23 de julho de 2004 e encontra-se sepultado no Cemitério dos Prazeres em Lisboa.

Autor: luis Filipe
Data: 2012-06-28


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL